O trabalho Diagnóstico da Disposição Final dos Resíduos Sólidos Urbanos Gerados no Estado do Rio Grande do Sul , realizado pela Fepam, através da Divisão de Saneamento Ambiental, recebeu o prêmio REFAP ¿ Gestão Integrada do Ambiente. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Rio Grande do Sul (ABES-RS), o VII Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental ocorreu entre os dias 17 e 19 de maio, no centro de eventos da PUCRS.
A realização sobre inovação tecnológica e gerenciamento ambiental teve o objetivo de reunir profissionais, pesquisadores e estudantes de pós-graduação que atuam na área ambiental. Para sua execução, o simpósio contou com palestras, painéis e trabalhos científicos, além de profissionais nacional e internacionalmente reconhecidos.
O artigo premiado aborda questões sobre aterros sanitários, controlados e lixões. Para se ter uma idéia, 76% dos resíduos sólidos no RS são enviados para aterros sanitários, enquanto que em uma pesquisa mais abrangente, no Brasil, 64% são enviados para lixões. Isto mostra como o Estado está acima da média neste segmento. Além de assuntos como estes, outros são tratados no artigo que será divulgado na revista da Fepam (3º volume, nº 2), que será lançado no dia 2 de junho junto ao aniversário da Fepam.
A engenheira química do Serviço de Resíduos Urbanos da Divisão de Saneamento Ambiental da Fepam, Daiene da Silva Gomes, a qual apresentou o artigo, diz ter sido uma surpresa para todos a conquista do prêmio. A pesquisa foi enviada no último dia do prazo e tinha objetivo de fazer o levantamento e divulgação, o que foi bem propicio com o simpósio. ¿Depois atingir o objetivo, o prêmio serviu como incentivo para todos continuarem com o progresso desta atividade¿, afirmou.
(Fepam, 22/05/2010)