Uma ação envolvendo servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Brigada Militar, da Polícia Federal, do Ibama e oficiais de Justiça resultou na apreensão de maquinário usado para colher arroz plantado de maneira irregular no assentamento Santa Maria do Ibicuí, em Manoel Viana.
Foram apreendidos três tratores, uma carreta graneleira e uma colheitadeira. Os técnicos do Incra identificaram que Gilberto Valvassori Colpo arrendava terras (que totalizavam 200 hectares de lavoura) de 11 assentados.
Serão abertos processos administrativos contra os 11, além de correrem o risco de terem o contrato com Incra rescindido, perdendo o lote e sendo excluídos do Programa Nacional de Reforma Agrária. O arrendatário também foi multado em R$ 30 mil pelo Ibama por danos ambientais.
Os técnicos identificaram o arrendamento a partir de denúncias e da fiscalização da lavoura. Nesta safra (2009/2010), todos os assentamentos com cultivo de arroz tiveram de apresentar projetos em conformidade com um edital.
No Santa Maria do Ibicuí, assentados apresentaram projetos, mas não conseguiram comprovar o plantio direto da cultura, o que alertou os técnicos.
Colpo preferiu não se manifestar a respeito do assunto.
(Zero Hora, 21/05/2010)