Lideranças da Fronteira-Oeste estão iniciando uma grande mobilização para que a futura Usina de Garabi, a ser construída junto ao Rio Uruguai em Garruchos, traga benefícios diretos aos municípios da região. A união de esforços também vai pressionar pela conclusão da BR-472, que hoje encontra-se interrompida entre São Borja e Porto Xavier.
Nesta quinta-feira, uma comitiva de Garruchos, Itaqui e São Borja, acompanhada pelo deputado Adroaldo Loureiro (PDT), esteve na presidência da Assembleia Legislativa pedindo apoio para estas duas demandas. As lideranças justificaram ao chefe de Gabinete do Parlamento gaúcho, Enilton Santos, a necessidade da Assembleia realizar fóruns regionais para discutir os temas, culminando com um grande seminário estadual em Porto Alegre, em agosto ou setembro, com a presença dos candidatos ao governo do Estado. Loureiro diz que o tema não é só regional, mas sua importância é estadual.
A intenção de promover os debates é buscar comprometimento para com a região. A preocupação é que a obra da usina traga apenas ônus social e ambiental e não os benefícios que deveria. O vereador de São Borja, Roque Feltrin, diz que muitos operários, após terminada a obra, ficarão morando nas cidades da Fronteira, que por sua vez não têm garantia de retorno com a usina. O vereador Éber Escobar alerta que não estão definidos os royaltes, nem as medidas compensatórias pela construção da usina, aos municípios da região.
Feltrin acredita que a conclusão da BR-472, obra que não está incluída no PAC 2 do governo federal, seja uma forma de desenvolver a região e facilitar a integração com a Usina de Garabi. “a região não pode ficar fora desse processo de discussão sobre a usina”, destaca. A presidente da Câmara de Garruchos, Maria Janice Maronez; e o vereador Jorge Adão Moraes, entregaram documentação na Assembleia Legislativa pedindo um profundo debate sobre o tema. “Garruchos tem que ter melhorias com a chegada da usina”, pondera a vereadora. O presidente da CDL de Itaqui, Elder Cabral; e o ex-secretário do Programa Pró-Rio Uruguai/Aquífero Guarani, João Manoel Bicca, reforçaram a comitiva que esteve na Assembleia.
(Por João Silvestre, AL-RS, 20/05/2010)