Realizada mundialmente, a Onda Verde é uma campanha para celebrar o Dia Internacional da Diversidade Biológica, comemorado em 22 de maio. O evento ganha mais força este ano, já que 2010 é o Ano da Biodiversidade. A Fibria aderiu ao movimento e promove ações voltadas aos públicos interno e externo a fim de contribuir para a conscientização das pessoas sobre a importância do tema.
Junto ao público externo, a empresa vai envolver alunos da Escola Municipal "Professora Bárula Neves dos Santos", de Barra do Sahy (Aracruz-ES), no plantio de espécies nativas. As mudas serão plantadas numa área de restauração da Fibria no município de Aracruz. O plantio será realizado na manhã de sexta-feira (21/5), véspera do Dia Internacional da Biodiversidade. "Além de plantarem árvores de espécies nativas, cada aluno receberá uma muda e as instruções para o seu plantio. O objetivo é mobilizar as crianças para que se tornem aliadas da preservação da biodiversidade", observou Tathiane Sarcinelli, analista de Meio Ambiente Florestal da Fibria.
Esta é uma iniciativa simbólica mediante as ações previstas no programa da Fibria, que contempla a restauração de áreas protegidas nos estados do Espírito Santo, da Bahia e de Minas Gerais. A fim de maximizar os resultados do programa, profissionais da Fibria estão participando de treinamentos sobre Restauração Ambiental. Nesta semana, o assunto abordado é a produção de mudas e coleta de sementes.
CONCURSO DE FOTOGRAFIA - Para envolver o público interno, a Fibria Unidade Aracruz está promovendo o II Concurso de Fotografia, organizado pela área de Meio Ambiente Florestal da empresa. "Biodiversidade" é o tema do concurso, que visa conscientizar trabalhadores próprios e terceiros sobre a importância de proteger as áreas naturais de ameaças como fogo, lixo, desmatamento e caça. Podem participar do concurso empregados da Fibria e prestadores de serviço, mediante o envio de fotografias tiradas nos municípios onde a empresa mantém atividades diretas ou através do Programa Produtor Florestal.
A escolha das fotos finalistas caberá a uma comissão formada por funcionários da própria empresa. Estas fotos previamente selecionadas irão para votação do público interno. O primeiro lugar ganha uma câmera digital e a publicação "Atlas de Ecossistemas do Espírito Santo". A publicação também será entregue ao segundo e ao terceiro lugares. As inscrições vão até o dia 25 de maio.
Com estas ações a Fibria se mobiliza para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade, aderindo a um movimento que é realizado em âmbito mundial. A Onda Verde é uma campanha organizada pela ONU e, no Brasil, o movimento este ano está sendo liderado pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Para saber mais sobre o assunto acesse o site http://ondaverdefundacao.wordpress.com.
(ES Hoje, 20/05/2010)