O senador Jorge Yanai (DEM-MT) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (20), a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu, no estado do Pará.
Comparando as características de Belo Monte com as da usina de Itaipu, Jorge Yanai destacou várias vantagens em favor da futura hidrelétrica, entre as quais a pequena população a ser realocada, 3 mil famílias contra 10 mil na construção de Itaipu.
Jorge Yanai chamou atenção ainda para o fato de que a potência a ser instalada de 11 GW, menor que os 14 GW de Itaipu, serão suficientes para colocar Belo Monte como a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira, visto que Itaipu está localizada na fronteira entre Brasil e Uruguai.
O parlamentar manifestou sua satisfação por compor a Subcomissão de Acompanhamento das Obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Ele informou que o colegiado deverá examinar nos próximos meses as questões sociais, técnicas, econômicas e ambientais associadas à construção da usina, oferecendo importante contribuição para demonstrar a viabilidade do empreendimento.
- Entende-se que, com seus trabalhos, a subcomissão contribuirá para o aperfeiçoamento da aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável com a busca incessante de atendimento às necessidades do trinômio progresso, homem e ambiente. Escolhi o tema para falar hoje porque considero as usinas hidrelétricas um dos fatores mais importantes para o progresso de nosso país - disse.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Jorge Yanai.
(Agência Senado, 20/05/2010)