Delegação da prefeitura de Guarulhos (SP) veio conhecer a coleta seletiva de Porto Alegre
A prefeitura do município paulista de Guarulhos mandou três representantes a Porto Alegre para, dentro das comemorações da 5ª Semana Cidade Limpa, conhecer o modelo da coleta seletiva implantado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). "Com 1,3 milhão de habitantes, a cidade coleta apenas 80 toneladas por mês", explica a engenheira Mariza Reis, que orientou a visita às dependências do DMLU e das unidades de triagem conveniadas durante dois dias. Porto Alegre, atualmente, coleta cerca de 100 toneladas de lixo seco diariamente.
A coleta seletiva de Porto Alegre, que foi pioneira no país, completa 20 anos em julho e atualmente já é referência internacional nesse tipo de serviço. Apesar disso, mantém um modelo que não existe em nenhum outro município brasileiro: além da moderna frota de caminhões contratados para a coleta e de 16 unidades de triagem conveniadas que recebem o material e administram a comercialização de forma autônoma, gerando emprego e renda para ex-catadores informais, a diferença é feita, de fato, na relação de supervisão geral, com orientação, fiscalização e taxas de manutenção para manter os galpões das unidades de triagem e seus equipamentos funcionando continuadamente.
Em nome do prefeito Sebastião Almeida, a secretária de Serviços Públicos, Maria Helena Ribeiro, agradeceu a receptividade que teve no DMLU. "Estamos seguros de que a visita foi muito esclarecedora, didática, e vai nos ajudar nas importantes decisões que temos que tomar com relação à ampliação da coleta seletiva de Guarulhos", destacou.
Nossos canais externos
(Prefeitura de Porto Alegre, 19/05/2010)