Na maior medição de terras já feita na Amazônia Legal, equipes do Programa Terra Legal, vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, iniciam em junho a análise de 266 mil quilômetros de território em áreas de 173 cidades. Áreas urbanas de 48 municípios também serão georreferenciadas.
O programa estima medir 100 mil ocupações nos estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins, com prioridade para cidades do Arco Verde, no Pará, e outras que receberão obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A regularização de propriedades na Amazônia ajuda a combater o desmatamento ilegal. Segundo o Terra Legal, a medição vai abranger mais da metade das terras públicas federais não destinadas a projetos de assentamento, unidades de conservação e terras indígenas.
As cidades contempladas concetram, de acordo com o programa, 40% do desmatamento acumulado até 2008, segundo os dados de referência divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
(Globo Amazônia, 19/05/2010)