O seminário que vai debater a atuação da primeira Agência de Bacia Hidrográfica do Estado, instituída através do convênio Sema – Metroplan, ocorre nesta quarta-feira (19), a partir das 9h, na Unisc, em Santa Cruz do Sul. O convênio, firmado pelo governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e a Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional, visa a cooperação técnica e financeira entre as duas instituições para que a Metroplan exerça as atribuições da Agência da Região Hidrográfica da Bacia do Guaíba. O secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, participará do evento.
Representantes dos nove Comitês de Bacia que formam a Região Hidrográfica do Guaíba, além de técnicos do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Sema e da Metroplan vão debater o plano de trabalho do convênio. Uma das atribuições das agências é assessorar tecnicamente os comitês de bacias na instalação da cobrança pelo uso da água e na aplicação dos recursos arrecadados. A Metroplan exercerá as funções de agência por um período de 18 meses.
A Região Hidrográfica do Guaíba atinge uma população urbana e rural de 6,8 milhões de habitantes, numa área de 85.304,15 km² que representa um terço do Estado. A região está dividida nas seguintes bacias: Alto Jacui, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Pardo Baixo Jacuí e Lago Guaíba.
(Sema, 18/05/2010)