Acontece nesta quarta (19) e quinta (20) no Rio de Janeiro o 3º Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade . O fórum irá focar em soluções para o problema de geração e eliminação de lixo.
Durante o evento, será lançado o projeto "Limpa Brasil". O objetivo é "limpar" a cidade em 24 horas com a ajuda de 150 mil voluntários. A estimativa é baseada no número de habitantes por m§§2 de lixo retirado.
A limpeza do Rio está programada para março de 2011. Os organizadores também esperam realizar o evento em Belo Horizonte em 2012 e em São Paulo em 2013.
O fórum irá contar com nomes de peso, como Rainer Nõlvak, ambientalista estoniano que, com cerca de 50 mil voluntários, "limpou" o país em 2008, e com os prêmios Nobel da Paz Muhammad Yunus, fundador do Grammen Bank (o "banco dos pobres") e Rigoberta Menchú, defensora dos direitos humanos de povos indígenas.
O projeto tem apoio de empresas e do governo e um financiamento de cerca de R$ 3,8 milhões.
Lixo por todo lado
No Brasil, são coletadas cerca de 228 mil toneladas de lixo por ano, segundo o último censo do IBGE. Isso representa 1,25 quilograma diário para cada brasileiro.
No Rio, são gastos cerca de R$ 250 milhões por ano na coleta de lixo. Mais de 1,2 milhão de toneladas são recolhidos nas ruas e praias da cidade.
A sujeira pelas ruas, porém, aumenta o custo da limpeza. A coleta do lixo jogado no chão custa três vezes mais à Comlurb (empresa responsável pela limpeza no Rio) se comparado ao custo do recolhimento em lixeiras.
(Folha Online, 18/05/2010)