Os problemas decorrentes dos resíduos de equipamentos eletrônicos como computadores, celulares e videogames é um dos temas do VII Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, que começou ontem, no Centro de Eventos da PUCRS, e vai até quarta. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, com a universidade.
Um dos palestrantes de ontem foi o professor Hugo Veit, do Laboratório de Corrosão, Proteção e Reciclagem de Materiais do Departamento de Engenharia de Materiais da Ufrgs. Ele lamentou que ainda não exista uma política efetiva em relação ao destino desses objetos no Brasil e destacou que a educação ambiental deve começar dentro de casa. "A separação do lixo orgânico do lixo seco já é uma atitude importante", salientou.
Parte do material recolhido passa por processos de reciclagem; outros são remanufaturados, quando empresas especializadas recolhem os restos de equipamentos, selecionam as peças utilizáveis e montam outros aparelhos.
As conferências - nacionais e internacionais - contam com especialistas da Alemanha, França e Uruguai, além do Brasil. Entre os temas, estão a produção de agrocombustíveis, otimização de recursos hídricos e nanotecnologia.
(Correio do Povo, 17/05/2010)