O secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, participou, na manhã desta segunda-feira (17), da cerimônia de início das obras da construção da ponte que ligará a Ilha Mauá à Ilha da Pintada, no Delta do Jacuí. O governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), assumiu a obra, via contrato emergencial, que terá o custo de R$ 141 mil e que será construída em 180 dias.
A ponte terá cerca de 60 metros de comprimento por seis metros de largura e contará com um deck, segundo o engenheiro Daniel Alberto Heissler, da Arquenge Arquitetura & Engenharia, empresa responsável pela construção.
“Estou tendo privilégio de estar aqui para o início desta obra tão esperada e que dará mais dignidade e segurança à comunidade”, afirmou Giancarlo. Emocionada, a gestora do Parque a da APA estaduais Delta do Jacuí, Vânia Mara Ângelo da Costa, declarou que a construção é um sonho de mais 20 anos dos cerca de 340 moradores do local, que utilizam para a travessia um pontilhão de madeira protegido por arames, sem nenhuma infraestrutura e que já causou a queda na água de diversas pessoas. É o caso de Nedi Ignácia Ribeiro, de 74 anos, que contou que já caiu do pontilhão três vezes.
O secretário adjunto da Coordenação Política e Governança Local da prefeitura de Porto Alegre, Luciano Marcantônio, afirmou que a obra deve-se a uma ação decisiva da Sema implementada pelo esforço do ex-titular da Pasta, deputado Berfran Rosado e equipe e pela Vânia. O coordenador do Car da região das ilhas, Ivo Schmidt e o vereador Paulo Marques também ressaltaram que a construção só foi possível devido ao emprenho de Berfran e da Vânia.
Participaram do ato do diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema, Rafael Ferreira, o chefe da Divisão de Unidades de Conservação da Sema, Luiz Alberto Mendonça, o secretário do Planejamento de Eldorado do Sul, Fábio Leal, além de moradores da comunidade.
(Sema, 17/05/2010)