Em mais uma ação preventiva, a Coordenação de Defesa Civil de Porto Alegre esteve na barragem da Lomba do Sabão, no Parque Saint'Hilaire. O reservatório está coberto pela planta conhecida como Marrequinha d'Água. O volume de chuva nos últimos dias saturou a presença de vegetais na água e a possibilidade de mais precipitações pode agravar a situação, podendo prejudicar a drenagem natural e ocorrerem inundações em áreas de ocupação humana. Nas imediações da barragem há 170 moradias da Vila dos Herdeiros.
Conforme análise dos agentes da Defesa Civil, o arroio pode transbordar perto das pontes na altura do número 531 da rua João Antônio Lopes Fernandes. No local, há acúmulo de vegetação solta, lixo orgânico, terra e entulhos vegetais que dificultam o escoamento das águas.
O coordenador da Defesa Civil, Léo Antônio Bulling, acionou uma operação integrada da prefeitura para a retirada da vegetação, com a participação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), e do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) para limpeza do canal. A barragem é utilizada como reserva técnica em caso de falta de água pelo Dmae. A prefeitura investe anualmente cerca de R$1 milhão para preservação da barragem da Lomba do Sabão na divisa entre Porto Alegre e Viamão.
(Prefeitura de Porto Alegre, 17/05/2010)