No próximo dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. O tabagismo mata atualmente cinco milhões de pessoas no mundo e 200 mil no Brasil, com previsão de aumento da mortandade para dez milhões em 2020. Por conta dessas estatísticas, a OMS considera o tabagismo a principal causa de morte evitável em todo mundo, representando um dos mais graves problemas de saúde pública dos tempos atuais.
“O dia 31 de maio é uma data importante na divulgação e esclarecimento das doenças tabaco dependentes e uma grande oportunidade de divulgar a importância da abstenção do fumo, tanto para o paciente seus familiares e para o meio ambiente”, declara o pneumologista Guilhardo Fontes Ribeiro, doutor em Medicina Interna, professor adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Coordenador do Ambulatório de DPOC do Hospital Santa Izabel.
Para comemorar a data, no próximo dia 26, às 10 horas, no Posto de Saúde Orlando Imbassahy, no Bairro da Paz, o médico fará uma palestra sobre “Medidas de prevenção e esclarecimento das vantagens da abstenção do fumo”. A palestra interativa é aberta à comunidade do bairro. A iniciativa é do próprio especialista, que já realiza essa ação há alguns anos com o apoio da direção e dos funcionários do posto.
No dia 31 de maio, a convite da Secretária Municipal de Saúde, o pneumologista estará orientando a população e tirando dúvidas sobre tabagismo em evento realizado pelo órgão municipal, na Praça da Piedade, das 8 às 12 horas. No local, haverá também realização de espirometria (exame de função pulmonar / capacidade respiratória). Nos casos que forem identificados alteração do exame, os pacientes serão encaminhados para tratamento em centros de referência para tratamento gratuito.
(Jornal da Mídia, 17/05/2010)