O óleo que está vazando no golfo do México desde o dia 20 de abril atingiu duas novas regiões na costa dos EUA. Traços de óleo foram confirmados em Whiskey Island (Louisiana) e Long Beach (Mississippi). A detecção de óleo em novas áreas reinforça o caráter emergencial do vazamento. Segundo analistas, são despejados no mar cerca de 800 mil litros de petróleo por dia.
A empresa BP (British Petroleum), responsável pela operação da plataforma que explodiu, tenta desde ontem (14) conter o vazamento com a inserção de um tubo sobre o local do vazamento. O objetivo é bombear o óleo derramado a 1.600 metros no fundo do mar para um navio na superfície. Mas até agora a conexão do tubo não funcionou.
A BP também deve usar nos próximos dias uma "cartola" (câmara de aço afunilada na parte superior). A "cartola" será colocada sobre um dos locais de vazamento, e o óleo derramado será bombeado para a superfície. Esse método de contenção já foi tentando antes, mas as baixas temperatura e altas pressões do local dificultam a operação.
(France Presse / Folha Online, 15/05/2010)