Além da sustentabilidade: novas ideias para a gestão de resíduos é o tema da 15ª edição do Prêmio Abrelpe de Reportagem, concurso organizado anualmente pela Abrelpe – Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Podem participar jornalistas profissionais, autores de reportagens que explorem o tema e que tenham sido veiculadas em jornais, revistas, emissoras de rádio e TV do país.
“O tema pode ser explorado sob diferentes pontos de vista, como, por exemplo, a destinação final de resíduos sólidos, que ainda é um grande desafio a ser superado no Brasil”, sugere Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, diretor executivo da Abrelpe. Ele destaca também a importância de se fomentar na imprensa matérias que conscientizem a população sobre a questão dos resíduos sólidos. “Há uma hierarquia de ações que precisa ser percorrida para que se consiga implementar adequadamente a gestão integrada de resíduos. E ela começa com a minimização da geração. Cabe não só às empresas e aos órgãos públicos, mas também aos cidadãos, a responsabilidade por produzir menos lixo”, enfatiza.
Poderão ser inscritas no 15º Prêmio Abrelpe reportagens publicadas entre 1º de outubro de 2009 e 30 de setembro de 2010. A inscrição deve ser feita pelo site www.premioabrelpe.org.br, onde o concorrente preencherá uma ficha eletrônica e fará o upload da matéria. Para isso, o arquivo precisa estar em formato pdf, para mídia impressa, em mp3, para mídia de rádio, e mpeg, wmv ou flv, para mídia de TV.
A divulgação dos finalistas, que serão escolhidos por uma comissão julgadora formada por jornalistas, profissionais de imprensa e acadêmicos, será feita no site do Prêmio até o dia 16 de novembro. Os autores das reportagens vencedoras em cada categoria – Jornal e Revista, Rádio e TV – vão ganhar TVs de Led. Além disso, a matéria que obtiver a maior pontuação absoluta entre as três primeiras colocadas será a vencedora do Grand Prix, cujo prêmio é um automóvel zero quilômetro. Mais informações podem ser obtidas no regulamento, disponível no site www.premioabrelpe.org.br.
(EcoAgência, 14/05/2010)