O empresário Mário Celso Lopes, diretor-presidente da Florestal Brasil S.A., executora do Projeto Eldorado para implantação de uma nova indústria de celulose no Município, foi recebido na tarde de terça-feira (11), pela prefeita Márcia Moura. Na oportunidade, o empresário confirmou para o dia 15 de junho, festa de aniversário dos 95 anos da Cidade, a solenidade de lançamento da pedra fundamental de construção da Florestal Brasil S.A.
O empreendimento, denominado Projeto Eldorado é direcionado para a fabricação de celulose branqueada de eucalipto, com capacidade produtiva de 1,5 milhão de toneladas/ano. A Fibria, em produção há mais de um ano, fabrica 1,3 milhão ano de celulose, só em Três Lagoas. Com as duas indústrias, o Município passará a ser o maior produtor mundial de celulose.
Incluindo a de Três Lagoas, a Fibria possui nove indústria de celulose em todo o Brasil e atingiu o recorde de produção, de mais de 1,5 milhão de toneladas de celulose em apenas um trimestre do ano passado.
O Projeto Eldorado compreende, além do já em execução plantio de grandes glebas de eucalipto e da fábrica de celulose, ramal ferroviário interno,com extensão aproximada de quatro quilômetros de vias; cais de atração para barcaça para uso da hidrovia, como modalidade de transporte no escoamento da celulose produzida pelos complexos industriais; linha de transmissão de alta tensão, com extensão aproximada de dois quilômetros; posto de combustível para abastecimento de veículos da fábrica de celulose e outros empreendimentos; e canteiro de obras para a instalação do complexo industrial.
(JPTL, 13/05/2010)