O mandato de juventude da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) este ano iniciou uma conversa com os estudantes de Porto Alegre a respeito de um assunto que afeta a todos: o meio ambiente. Na última semana a vereadora visitou três escolas de ensino médio: a Paraná, no Cristal; a Oscar Pereira , na Glória; e a Padre Rambo, no Partenon.
Em dezembro do ano passado Fernanda esteve em Copenhage, no congresso da ONU para as mudanças climáticas, conhecido como COP15. Na avaliação dela, do ponto de vista de construção de uma alternativa para o meio ambiente, ou de maior controle das emissões de gases poluentes pelos países mais desenvolvidos, foi um fracasso.
“Os maiores causadores do aquecimento global, ou seja, os países mais poluidores, como EUA e China, não assinaram nenhum acordo, o que dificultou muito as negociações, que terminaram sem nenhum compromisso de metas de redução, nem de criação de um tribunal do clima, para emparedar as grandes corporações poluidoras”, informou Fernanda.
A partir dessa experiência, o mandato voltou às escolas esse ano para discutir com os estudantes alternativas para o problema. Fernanda usou como exemplo os jovens que estiveram presentes no Klima Fórum (evento paralelo ao COP15, de mobilização pela redução da poluição e mudança do sistema de produção), e lembrou que os jovens gaúchos também têm muito a dizer e fazer sobre as mudanças climáticas.
A iniciativa já trouxe resultados como no caso do Paraná, onde os estudantes estão organizando um show de talentos para a Semana do Meio Ambiente.
(Por Wálmaro Paz, Gabinete da vereadora Fernanda Melchionna, Asscom CMPA, 13/05/2010)