O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que uma plataforma de gás estatal afundou nesta quinta-feira (13) no Mar do Caribe. O anúncio foi feito pelo Twitter do presidente. Em seu tweet, Chávez disse que todos os 95 funcionários plataforma Aban Pearl foram retirados do local com sucesso.
A plataforma semissubmergível inclinou-se e começou a acumular água à meia-noite, finalmente afundando por volta das 2 h da manhã. A estatal PDVSA (Petróleos de Venezuela), responsável pela operação da plataforma, recebeu apoio da Marinha venezuelana para resgatar os funcionários. Dois navios da Marinha estão patrulhando a área.
No ano passado, a PDVSA incorporou a plataforma Aban Pearl aos equipamentos de perfuração do país. A plataforma fazia parte de um projeto de perfuração de 16 poços de gás. Segundo a PDVSA, a broca de perfuração, proveniente de Cingapura, iria permitir a construção de poços para início de exploração em campos marítimos venezuelanos.
O ministro da Energia da Venezuela disse que o incidente não representa nenhuma ameaça para o meio ambiente, pois as válvulas de segurança teriam sido ativadas corretamente.
A Venezuela tem enfrentado dificuldades para atrair investimentos para a exploração de suas reservas de gás natural. Por isso, projetos de prospecção em águas profundas têm caminhado a passos lentos no país.
Semana passada, Chávez havia visitado a plataforma para comemorar o fim de testes em um dos campos de prospecção. A causa do acidente ainda não está clara.
(Folha Online, 13/05/2010)