Acontece hoje e amanhã o X Encontro Municipal de Avaliação das Ações Ambientais, em Passo Fundo. Dentre as atividades desenvolvidas estão a entrega do troféu Via-Eco e a palestra do coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, promotor de Justiça Julio Almeida, que deve abordar as perspectivas de mudança da legislação ambiental brasileira.
As consequências ambientais e as penalidades aplicáveis no contrabando e uso inadequado de agrotóxicos também entram na pauta do evento, em uma mesa-redonda composta pelo delegado federal Celso André Nenê dos Santos; o advogado do Sindade, José Ercílio de Oliveira; e o promotor de Justiça Paulo Cirne.
Inicialmente concebido como uma metodologia de exposição e avaliação das atividades envolvendo o meio ambiente na cidade, o encontro acontece desde 2000, iniciado a partir de uma parceria entre o Ministério Público, por meio do Promotor de Justiça Paulo Cirne, e o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/Gesp. A iniciativa partiu da necessidade de melhor organizar os trabalhos ecológicos, assim como as entidades que trabalhavam com questões ligadas ao meio ambiente em Passo Fundo. “Com o incentivo aos trabalhos de educação ambiental, foi tal atividade disseminada na rede escolar de Passo Fundo, permitindo a formação de uma nova geração, comprometida com a defesa do meio ambiente”, analisa Paulo Cirne.
As atividades tem início às 19h de quinta-feira e se estendem até a noite de sexta-feira, no Salão de Atos do LCI, localizado no Campus I da Universidade de Passo Fundo.
(Por Luiza Carolina dos Santos, MP-RS, 13/05/2010)