Com o objetivo de qualificar as ações pedagógicas de educação ambiental, foi realizado hoje, 12, o encontro do projeto "Lagos: lugar de vida", destinado a professores municipais. O evento é uma promoção conjunta da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Usina do Papel (Secretaria Municipal da Cultura).
Sob a orientação de Celina Cabrales, coordenadora do projeto, os professores percorreram o prédio da Usina do Gasômetro para observar características, visitar o espaço do térreo e do terraço – com mirada sobre o Guaíba – e conhecer os locais expositivos e a oficina de reciclagem. O projeto traça um roteiro histórico-ambiental da Usina e seu entorno. “A intenção é sensibilizar e educar para uma relação mais amorosa com o Guaíba e, em especial, com o Delta do Jacuí”, afirmou Celina.
Ao longo do ano, o projeto oferecerá ainda visitas guiadas, oficinas de reciclagem e papietagem (papel machê). A professora Aline da Rosa, da Escola Municipal Vila Monte Cristo, destacou que a abordagem “possibilitará aos estudantes o estudo de habilidades para trabalhar com mapas, e a observação detalhada sobre vegetação e animais que compõem o Delta”.
A Usina do Papel existe desde 1992 como iniciativa do Centro Cultural Usina do Gasômetro. O objetivo é criar e manter um espaço de referência em reciclagem, utilizando o papel como recurso e tematizando as formas contemporâneas de produção, consumo e descarte.
(Prefeitura de Porto Alegre, 13/05/2010)