Futura sede da entidade será um ponto de cultura socioambiental, intercalando a realização de debates teóricos sobre os temas relevantes para a cidade com ações práticas de educação ambiental e transformação do espaço urbano.
Com o debate Hidrelétricas na Bacia do Rio Uruguai, o Núcleo Amigos da Terra Brasil retoma hoje seu projeto de debates Quartas Temáticas. Os palestrantes são Bruna Engel e Anelise Huffner, dos Amigos da Terra Brasil. As Quartas Temáticas ocorrem às quartas-feiras, das 17h às 18h30min, na CasaNAT, na Rua Olavo Bilac,192, na Cidade Baixa, em Porto Alegre.
Os encontros são abertos a todos os interessados e têm como objetivo nivelar o conhecimento dos interessados sobre o que a organização faz e fornecer subsídios para a definição das posições adotadas pelos Amigos da Terra.
De acordo com os organizadores, para 2010 o projeto de debates semanais, que já tem 8 anos, vai fazer da futura sede dos Amigos da Terra um ponto de cultura socioambiental, intercalando a realização de debates teóricos sobre os temas relevantes para a cidade com ações práticas de educação ambiental e transformação do espaço urbano.
Neste mês de maio, os debates no espaço de resistência e transformação da CasaNAT serão sobre as Hidrelétricas na Bacia do Rio Uruguai e Consumo Consciente, com a Arca Verde. Esta última faz parte das Atividades Extras e abertas ao público do Curso Educação Gaia Sul 2010.
O que é a casaNAT
Construída na década de 20 e cedida pelo Patrimônio da União, a CasaNat abrigará a nova sede dos Amigos da Terra, o Centro de Documentação Magda Renner, e um Centro de Referência em Edificações Sustentáveis em Meio Urbano.
A iniciativa prevê ainda o resgate da fachada da casa e a aplicação de técnicas sustentáveis em edificações no meio urbano, como o aproveitamento da água da chuva, a reciclagem e utilização de materiais locais, o uso da energia solar, o isolamento térmico auxiliado por telhados verdes e o tratamento das águas cinza a serem largadas no sistema de esgoto da cidade.
A etapa final do Projeto Arquitetônico foi concluída em abril de 2007 e encaminhada à Prefeitura de Porto Alegre para a liberação do licenciamento e início da obra. A próxima etapa, enquanto se aguarda a liberação da Prefeitura, é a captação de recursos e materiais para que a obra possa começar.
Confira a programação dos debates deste mês:
12/05 – Hidrelétricas na Bacia do Rio Uruguai, com Bruna Engel e Anelise Huffner, dos Amigos da Terra Brasil;
26/05 – Consumo Consciente, com a Arca Verde, uma atividade Extra do Curso Educação Gaia Sul 2010.
(EcoAgência, 13/05/2010)