Foi lançado nesta terça-feira, 11, o Fórum de Ações Sustentáveis para Habitações de Interesse Social. Coordenado pelo diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart, o grupo de trabalho tem o propósito de apresentar alternativas para a preservação ambiental em habitações para a população de baixa renda (na faixa salarial de até três salários mínimos).
No encontro, foram apresentados dois condomínios do Demhab que terão sistema de aquecimento solar: o Pôr-do-sol, localizado na avenida A.J.Renner, 1280, com 180 unidades habitacionais ocupadas desde 2002 e o Loteamento Recreio da Divisa, que terá 30 casas na rua João de Oliveira Remião, 6353, parada 15, Quadra V.
"Essa reunião é importante porque estamos cada vez mais nos aproximando da tecnologia e queremos aplicar esse conhecimento em habitações de interesse social também para reduzir as despesas dos moradores", ressalta Goulart.
Além do Demhab integram o Fórum, Câmara Municipal de Porto Alegre (representada pelo vereador Beto Moesch), secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras e Viação, Caixa Econômica Federal e Companhia Estadual de Energia Elétrica.
O vereador Beto Moesch salientou que não há inclusão social sem sustentabilidade. "O ser humano precisa dos recursos naturais, porém, deve mudar os paradigmas e aprender a usá-los de modo racional", afirmou Moesch.
Sustentável - Outros projetos apresentados por técnicas do Departamento, visando à melhoria da qualidade do ambiente e das condições de vida das comunidades, são os que preveem a regularização fundiária sustentável da Região do Mato Sampaio, além de estudo sobre o reuso de água da chuva.
Na Grande Mato Sampaio, formada pelas vilas Divinéia, Fátima-Pinto e Mato Sampaio, o Demhab propõe-se, dentre outras coisas, a readequar 500 casas, despoluir arroios e implementar infraestrutura (redes de água, esgotos, energia elétrica e de iluminação pública) beneficiando de 25 a 30 mil pessoas.
O estudo sobre a reutilização de água da chuva, em fase preliminar, pretende ser aplicado nas caixas de descargas de banheiros.
(Assessoria de Comunicação do Departamento Municipal de Habitação, Beto Moesch, 12/05/2010)