ZH percorreu bairros da Capital para identificar pontos onde o fluxo é prejudicado pelas árvores
Na disputa entre as placas de trânsito e os galhos nas ruas da Capital, pior para o motorista e para o pedestre. A falta de podas em árvores, da Zona Norte à Zona Sul, tem dificultado ainda mais o sobrecarregado fluxo porto-alegrense.
Você já teve dificuldade para enxergar uma placa de Pare ou um semáforo, justamente por causa de folhas, nas vias pelas quais precisa circular diariamente? Deparar com semáforos e sinalizações encobertas é recorrente entre os leitores de Zero Hora, como relatam diariamente ao jornal, em diferentes regiões da Capital. Para exemplificar, foram identificados pontos com o problema em áreas distintas, de Petrópolis a Ipanema (confira alguns nesta página).
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) alega que, quando alertada sobre a necessidade de podar um vegetal, entra em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).
Enquanto o problema persiste, sempre que o selo ao lado esquerdo aparecer nas páginas do jornal, trata-se de um local onde o trânsito está mais perigoso por causa de uma árvore malcuidada.
Saiba mais
- Para pedir poda em logradouros públicos à Smam, ligue para o 156.
- Solicitações de poda pública também podem ser feitas pelo site www.portoalegre.rs.gov.br/156
- A EPTC também avisa quando verifica algum prejuízo à sinalização devido à falta de podas.
- A poda em vegetação que bloqueia sinal de trânsito é prioritária. No entanto, não existe um prazo para a realização do trabalho.
- Podas em áreas particulares devem ser solicitadas no Protocolo Central da prefeitura (Rua Sete de Setembro, 1.123, Porto Alegre).
- As podas são feitas de acordo com a demanda, mas a Smam pode efetuar blitze pela cidade.
Fonte: Secretaria Municipal do Meio Ambiente
(Por Thais Sarda, Zero Hora, 10/05/2010)