A Associação Amigos do Meio Ambiente de Guaíba (AMA) está organizando uma atividade técnica às margens do arroio do Passo Fundo. Será entre os dias 14 e 15 próximos, com a presença de especialistas da Ufrgs e da Unisinos.
O objetivo é fazer um levantamento de fauna e flora existente em todo o percurso, visando a recuperação do arroio, além de pautar atividades de educação ambiental nas escolas de Guaíba no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Conforme o colaborador da AMA, Jarbas Cruz, a ação também faz parte das comemorações dos 20 anos da entidade.
O percurso terá aproximadamente 25 quilômetros. Cruz salienta que as áreas com propriedades rurais próximas ao curso de água são as que estão mais degradadas. "Em outros pontos, as condições são razoáveis ou boas. Existe uma fauna e uma flora muito ricas nesse percurso", acrescentou. O trajeto contará com acompanhamento de agentes da Patrulha Ambiental (Patram) da BM.
Segundo Cruz, a atividade poderá resultar em futuras ações de recuperação da mata ciliar do arroio do Passo Fundo. "É uma discussão que tem se tornado mais frequente no Estado, voltada a todos os córregos e rios", salientou. A AMA é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e foi criada em 1990. A missão da entidade é promover e conservar patrimônios culturais e naturais de Guaíba, principalmente atividades socioambientais na Ilha das Pedras Brancas.
(Correio do Povo, 10/05/2010)