O Rio de Janeiro visa reduzir o consumo de embalagens plásticas em 30%, em um ano. Essa meta faz parte do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que teve início no dia 6 de maio. No total são 15 lojas participantes, das redes Pão de Açúvar, Prezunic e Princesa.
O programa visa diminuir a quantidade de sacolas plásticas utilizadas pela força e resistência do material. Sacolas mais seguras aumentam a capacidade de peso dos produtos e evitam o duplo uso. Para isso, elas serão feitas nos padrões da norma ABNT 14937 e ganharão selo de qualidade Abief-INP.
De acordo com uma pesquisa do IBOPE, 100% das donas de casa reutilizam as sacolas plásticas para embalar o lixo doméstico, 75% são a favor do seu fornecimento pelo varejo e 71% acham que são o meio ideal para transportarem as compras.
Outras cidades também já participam do programa, Brasília (DF), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e São Paulo (SP). com isso, o número de consumo de sacolas plásticas já diminuiu em 16,2%, desde 2007.
Recife (PE) e Florianópolis (SC) também receberão o programa ainda em 2010. A adoção de sacolas mais resistentes pelo comércio pode contrinuir para o descarte responsável do plástico pela pópulação.
(Redação EcoD, 07/05/2010)