A China adere ao princípio de "responsabilidades comuns mas diferenciadas" na luta contra a mudança climática para conseguir um desenvolvimento equitativo global, afirmou Xie Zhenhua, vice-ministro encarregado da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China.
Xie fez estas declarações durante a Conferência Cooperativa Internacional sobre Economia Verde e Mudança Climática realizado durante estes dias em Pequim, com o nome de "Baixas emissões, novas energias e desenvolvimento sustentável".
Além disso, o vice-ministro assegurou que os países desenvolvidos devem assumir mais responsabilidade no que se refere à redução de emissões de dióxido de carbono, principal causa do aquecimento global.
"Foram eles (os países desenvolvidos) os que emitiram grande quantidade de gases do efeito estufa durante o processo de industrialização dos dois últimos séculos", acrescentou Xie.
Além disso, sentenciou que "os países em via de desenvolvimento estão se industrializando agora, por isso que é injusto limitar seu desenvolvimento".
Por isso, Xie assinalou que os países desenvolvidos deveriam transferir tecnologias relacionadas com o meio ambiente para aqueles em desenvolvimento e ajudar os países com poucos recursos.
(Efe, Folha Online, 09/05/2010)