Os usuários da estação da Trensurb no Mercado Público, em Porto Alegre, conheceram ontem as atividades do Greenpeace. Com painéis fotográficos das ações do grupo, os voluntários repassaram informações sobre a necessidade da preservação ambiental. Um dos temas abordados foi o aquecimento global.
"Muitas pessoas ouviram falar do assunto, mas não sabem o que significa e como influirá na vida das próximas gerações", afirmou a integrante do Grupo Diálogo Direto do Greenpeace Lindsey Rosa.
Segundo ela, é necessário o envolvimento da população para ampliar as ações de proteção à natureza. Entre as dicas está a importância de que sejam revistos os padrões de consumo, apoiando ações de reciclagem do lixo, e a utilização de transportes que poluam menos, como bicicleta e veículos coletivos. A ação serviu ainda para atrair novos colaboradores. Lindsey lembrou que apenas pessoas físicas podem integrar a organização.
A iniciativa é resultado de parceria entre o Grupo Diálogo Direto do Greenpeace e a Trensurb. Segundo o chefe do Setor de Relações Comunitárias da empresa, Cláudio Carvalho Teixeira, serão desenvolvidas atividades de educação ambiental com os 1,6 mil funcionários ao longo do ano. "A parceria com o Greenpeace é para que sejam realizadas ações com usuários e funcionários, dentro das ações de responsabilidade socioambiental da empresa", disse.
Na estação do Mercado Público circulam por dia cerca de 50 mil pessoas. Teixeira citou que já é realizado o trabalho de recuperação ambiental nas áreas no percurso do trem, promovendo-se junto aos funcionários o plantio de mudas.
(Correio do Povo, 06/05/2010)