Você já deparou com alguma sinaleira encoberta por galhos de árvores nos bairros Jardim Botânico, Petrópolis e Santa Cecília? Ou teve dificuldade para enxergar uma placa de Pare, justamente por causa de folhas, nas vias pelas quais circula?
E-mails e telefonemas para os cadernos de bairros de Zero Hora indicam que as duas situações são recorrentes em diferentes regiões da Capital. Para exemplificar, foram identificados pontos com o problema em diferentes áreas (confira alguns nesta página) que, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), já estão na programação, com previsão para atendimento nesta semana.
Por isso, o ZH Petrópolis lança uma campanha pela poda de árvores em pontos onde a falta dela torna o trânsito ainda mais complicado. Nesta edição, apontamos os primeiros, mas, para o próximo caderno, a ideia é que os leitores se engajem na campanha e enviem seus próprios flagrantes para o e-mail petropolis@zerohora.com.br
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) alega que, quando alertada sobre a necessidade, entra em contato com a Smam. Enquanto o problema persiste, sempre que o selo ao lado aparecer nas páginas do caderno, trata-se de um local onde o tráfego está mais perigoso por causa de uma árvore malcuidada.
Saiba mais
Para pedir poda em logradouros públicos à Smam, ligue para o número 156
Solicitações de poda pública podem ser feitas, ainda, via formulário no site www.portoalegre.rs.gov.br/156
A EPTC também avisa quando verifica algum prejuízo à sinalização devido à falta de podas
A poda em vegetação que bloqueia sinal de trânsito é prioritária. No entanto, não existe um prazo para a realização do trabalho
O serviço em áreas particulares deve ser solicitado junto ao Protocolo Central da prefeitura (Rua Sete de Setembro, 1.123)
As podas são feitas de acordo com a demanda, mas, excepcionalmente, a Smam pode efetuar blitze
(Zero Hora, 06/05/2010)