O Desafio Solar 2010, competição internacional de barcos movidos a energia solar, será realizada em dois finais de semana, nos dias 7, 8, 9, 15 e 16 de maio. Entre os participantes estão alunos do Projeto Grael e 12 equipes universitárias de todo o país.
O desafio será montado na Baía de Guanaraba, em Niterói, e é realizado pelo Pólo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo da competição é estimular a prática saudável do esporte e promover o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas e renováveis de energia.
A competição também é um ótima oportunidade de divulgar para a sociedade o potencial tecnológico da energia limpa quando aplicada em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.
Edição brasileira
A ideia de uma versão brasileira para o evento surgiu após a participação da equipe da UFRJ na última edição do Frisian Solar Challenge, em junho de 2008 na Holanda. O barco Copacabana, projetado e construído por alunos e profissionais dos cursos de Engenharia Naval, Elétrica, Eletrônica e Desenho Industrial, ficou em 4º lugar da Classe A (entre 26 barcos selecionados) e 7ª posição na classificação geral (entre 49 participantes).
A primeira edição do Desafio Solar na América Latina foi realizada em outubro de 2009, na cidade de Paraty (RJ). Quando o Desafio Solar ainda fazia parte do Frisian Solar Challenge.
(Redação EcoD, 04/05/2010)