O senador democrata Robert Menendez (Nova Jersey) afirmou que, caso aprovada, a mudança na legislação americana para ampliar o limite de indenização em casos de vazamento de petróleo poderá ser aplicada retroativamente no caso da empresa britânica BP (British Petroleum).
No última dia 20, uma plataforma da petrolífera explodiu na costa sul dos Estados Unidos, o que gerou uma enorme mancha no golfo do México. Menendez é um dos autores do projeto de lei colocado em trâmite ontem para aumentar para US$ 10 bilhões o limite da indenização que a petrolífera terá de pagar pelo prejuízos causados pelo vazamento.
O limite atual é de US$ 75 milhões, quantia que ele definiu como uma "gota no oceano". O senador justificou sua confiança citando, como exemplo, a lei do "Superfundo", de 1980, que forçou companhias a limpar ou reembolsar o governo para a limpeza de lugares com resíduos perigosos abandonados. O presidente Barack Obama falou repetidamente nos últimos dias que os contribuintes não vão arcar com os prejuízos do acidente.
(Associated Press, Folha Online, 04/05/2010)