O diretor-executivo da BP disse hoje que a cúpula de contenção planejada para conter o vazamento de petróleo do golfo do México estará no local do acidente na quinta-feira e será ligada a um navio de perfuração já no fim de semana.
"Isso nunca foi feito a 1.524 m de profundidade. Então, nós vamos, sem dúvida, encontrar alguns problemas durante o processo", disse Tony Hayward em uma coletiva de imprensa. "Se isso der um bom resultado, teremos o vazamento principal contido já na primeira parte da próxima semana, mas não há garantias." O plano é cobrir o vazamento com a estrutura e afunilar o petróleo até a superfície.
Hayward fez os comentários um dia depois que ele e McKay Lamar, presidente da empresa, se reuniram com funcionários da administração Obama no Departamento de Interior.
Dispersantes químicos
O diretor-executivo também disse que dispersantes químicos reduziram "significativamente" a quantidade de petróleo que vem à superfície. Embora a mancha ainda não tenha atingido a costa americana, ele afirmou que a empresa está se preparando para algo muito pior. "Assim teremos uma resposta rápida."
(Associated Press, Folha Online, 04/05/2010)