A coordenadora do curso, Ana Leão, se diz satisfeita com os resultados obtidos e projeta avanços para a edição de 2011 do evento. Para a coordenadora, o que garante o sucesso das atividades propostas são as características do Bio Urcamp: “temos um evento muito peculiar. Todo o debate feito em torno do Bioma Pampa, as trilhas e os painéis fazem o diferencial”. Para aumentar a comemoração, Ana revela que já tem perspectiva de vários avanços para 2011:
“A Universidade Federal do Rio Grande do Sul quer estreitar sua relação com o Bio Urcamp, por intermédio do doutor Danilo Santana. Recebemos também o telefonema do doutor Dirceu Gassem, diretor técnico da Cooplantio. Pesquisador de renome internacional para confirmar presença no evento em 2011” revela. As novidades não param. O Bio Urcamp 2010 foi gravado por produtora ligada a emissoras como RBS, Canal Futura e TV Com. “Em breve devem ser exibidas imagens do Bio Urcamp em programas de caráter ecológico” prevê a professora. “Uma das maiores metas para a próxima edição é organizar uma mostra de trabalhos científicos sobre o Bioma Pampa”.
Quanto às atividades desenvolvidas, Ana destaca a qualidade dos debates. Para a professora, os debates foram qualificados e giraram em torno da preservação do Bioma Pampa. A adesão de participantes vindos de cidades de fora também foi grande, as cidades representadas no evento foram: Bagé, Pelotas, Rio Grande, Uruguaiana, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Barra do Quarai, São Sepé, Santana da Boa Vista, Candiota, Hulha Negra, Porto Alegre, Aceguá, Caçapava do Sul. Um dos pontos altos do evento foi a trilha ecológica nos Olhos D‘água, nas nascentes do arroio Bagé. Para finalizar a professora agradece aos parceiros do evento: Prefeitura de Bagé – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cooplantio, Vinícola Peruzzo, Stratégia Eventos, Ervas Yacuy, Coradini Alimentos e o apoio especial da Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.
(Jornal Minuano, 04/05/2010)