A empresa norte-americana Monsanto foi autuada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por omissão de informações. Durante fiscalização realizada na fábrica da empresa, em São José dos Campos (SP), na última semana, a Anvisa constatou que a Monsanto omitiu informações relacionadas ao processo de produção do agrotóxico Glifosato Técnico Monsanto.
Mesmo quando essas informações foram solicitadas à empresa, no ano de 2007, a Monsanto não apresentou o detalhamento do processo de formulação do produto. “O objetivo de conhecer o detalhamento do processo de síntese do Glifosato Técnico tinha a finalidade de definir o produto como sendo de referência para a concessão de registros por equivalência de outros agrotóxicos com o mesmo ingrediente ativo”, explica o diretor da Anvisa José Agenor Álvares.
A empresa também foi notificada a efetuar ajustes no sistema informatizado de controle de qualidade, para que constem os números dos lotes dos produtos no sistema e para que seja controlado o limite mínimo de ingrediente ativo do Glifosato Dry Técnico. Atualmente, o sistema só apresenta a data de produção dos agrotóxicos.
A fiscalização da Anvisa contou com apoio da Polícia Federal. Após apuração do caso, caso seja comprovada culpa da empresa, a multa pode chegar até R$ 1,5 milhão.
Essa é a primeira empresa de agrotóxico fiscalizada pela Anvisa em que produtos não apresentaram indícios de adulteração e linhas de produção não foram interditadas. “Acreditamos no caráter educativo que nossas fiscalizações têm representado para todo setor de agrotóxicos e esperamos fazer fiscalizações nas quais nenhuma irregularidade seja encontrada”, afirma Álvares.
(Anvisa, EcoAgência, 03/05/2010)