A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) assinou convênio de repasse de 380 mil mudas de árvores para a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau, que integra 32 municípios). O convênio foi assinado pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto e pelo vice-presidente da Amau, prefeito de Ipiranga do Sul, Gilberto Tonello.
A iniciativa integra o Projeto Árvore é Vida, que tem o objetivo de recompor as matas ciliares e recuperar as áreas degradadas de todo o Estado. Como a iniciativa inicial do projeto - que era o plantio de um milhão de árvores até abril de 2010 - foi superada com folga, a nova meta é plantar 2 milhões de mudas até dezembro deste ano.
O Projeto Árvore é Vida foi idealizado pela diretoria de Meio Ambiente da Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios (BPW) e encampado pela Sema. Já foram assinados convênios com a Amzop (Associação dos Municípios da Zona da Produção) e, por duas vezes, com a Amaja (Associação dos Municípios do Alto Jacuí), que totalizaram 1,080 milhão de mudas já repassadas para as associações.
Giancarlo sugeriu que a entrega das mudas para a Amau ocorra no período de 5 a 12 de junho, durante a Semana Estadual do Meio Ambiente. O ato de assinatura contou com a participação do deputado Berfran Rosado, do diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema, Rafael Ferreira e do coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria, Renato Carlos Walter.
(Sema, 03/05/2010)