Em fase final, construção em São Gabriel, na Região Central, deve garantir oferta de água para lavouras
Uma obra aguardada há mais de 20 anos pode, finalmente, virar realidade na região central do Estado. O vaivém constante das máquinas, que começaram a operar no ano passado, revela os contornos da futura barragem do Arroio Jaguari, em São Gabriel.
O projeto de Jaguari caminha para a reta final, ao mesmo tempo em que a barragem do Arroio Taquarembó, em Dom Pedrito, também começa a ser concluída.
– Se tudo der certo, em até seis meses a Região Central poderá ver essas obras tão aguardadas – diz o secretário extraordinário da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto.
A barragem do Jaguari abastecerá São Gabriel, Rosário do Sul e Lavras do Sul. Já Taquarembó atenderá Dom Pedrito, Rosário e Lavras.
Uma liminar do Ministério Público – alegando irregularidades nas licenças ambientais – chegou a paralisar as obras em fevereiro. Com a decisão da Justiça de liberar as atividades, a expectativa do governo do Estado é manter o cronograma. Orçadas em cerca de R$ 130 milhões, verbas estaduais e federais, as barragens deverão estimular a economia e o desenvolvimento das cidades.
Segundo Porto, cada estrutura poderá armazenar 150 bilhões de litros de água, que deverão garantir alta produtividade e diversidade de culturas. A expectativa é que cerca de 60 mil hectares de lavouras sejam favorecidos.
(Por Vinicius Dias, Zero Hora, 02/05/2010)