Os ministérios do Esporte e do Meio Ambiente assinaram hoje (29) acordo de cooperação para criar uma agenda sustentável para a Copa do Mundo de 2014. O objetivo é facilitar o licenciamento ambiental dos empreendimentos prioritários dos eventos esportivos, evitando impasses que atrasem as obras.
O acordo foi assinado pelo ministro do Esporte, Orlando Silva e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Entre as ações previstas no termo de cooperação estão a exigência de certificação ambiental dos projetos de reformas de estádios para tomar empréstimos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a preocupação com meios de transporte mais limpos e a utilização de produtos orgânicos.
Um grupo de trabalho ficará responsável pela elaboração de uma agenda com propostas de políticas sustentáveis para a Copa e para as Olimpíadas, em 2016. O grupo também vai buscar parcerias para aproveitar experiências bem-sucedidas em edições anteriores.
Fazem parte do grupo de trabalho os representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Esporte, Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, entre outros.
(Por Jorge Wamburg, Agência Brasil, 29/04/2010)