Ao lado do governador Wilson Martins (PSB), o presidente nacional da Suzano Papel e Celulose Antonio Maciel Neto expôs o projeto de instalação da fábrica no Piauí. Em entrevista coletiva, ele anunciou que a se dará em 2013 e explicou qual o impacto ambiental no estado.
Considerada uma das maiores empresas no País, a Suzano Papel e Celulose apresentou no Piauí, seu programa de parceria Florestal, que será responsável por permite a participação de proprietários rurais na produtiva de celulose por meio do plantio florestal de eucalipto.
A empresa espera abrir novas oportunidades para a região, buscando desenvolver negócios onde a empresa estará presente. Suzano é uma das maiores produtoras de papel e celulose de eucalipto da America Latina e investe no papel e celulose há 86 anos.
A Suzano tem como objetivo atingir um capacidade máxima de produção de celulose e com isso anunciou uma nova fabrica de celulose no Maranhão e outra fabrica no Piauí, que devem começar a operar em 2013 e 2014.
Os proprietários rurais serão incluso em sua cadeia produtiva, fornecendo madeira, com isso a empresa estimula a atividade florestal, trazendo diversas alternativas agrícolas e colabora com conservação das áreas de reservas legal e de preservação permanente, contribui para o equilíbrio ambiental e para produção sustentável de madeira.
Será investido cerca de 8 bilhões na implantação de novas unidades fabris do maranhão e Piauí. Para que o processo de investimento acontece de maneira sustentável, a Suzano tem realizado trabalhos junto com ás comunidades, com diversos canais de comunicação para esclarecer duvidas e receber sugestões, alem de promover reuniões, receber representantes do poder publico e encontros com associações comunitárias.
A Suzano conta com a parceria do banco nordeste e banco do Brasil como instituições financiadora. O programa está dividido em duas modalidades, Renda verde e Invest verde que vai de acordo com perfil socioeconômico e fundiário dos participantes e a região do pais.
(180 Graus, 29/04/2010)