As autoridades que acompanharam a governadora Yeda Crusius, nesta quarta-feira (28), durante a obra de desvio do leito do rio da barragem do Arroio Taquarembó, em Dom Pedrito, demonstraram seu reconhecimento à iniciativa do Governo estadual. O empreendimento, que inaugura uma política de irrigação permanente no Estado, muda completamente o perfil da Metade Sul, permitindo irrigar plantações e garantindo o abastecimento de água.
Conforme o prefeito de Dom Pedrito, Francisco Alves Dias, 80% da economia da região é gerada pelo campo. "Com esta obra, vamos assegurar nosso desenvolvimento e fazer crescer em 10% nossa força produtiva", afirmou.
Dirigindo-se à governadora, o prefeito de Lavras do Sul, Paulo Alcides Vidal de Souza, disse: "A senhora olha para o Rio Grande do Sul e para o desenvolvimento de cada região. Essa é a primeira grande obra que se realiza na Metade Sul".
Já o ministro da Integração Nacional, João Santana Filho, destacou a parceria no empreendimento. "Essa é uma obra realizada em conjunto com os dois governos, numa parceria que está dando muito certo", disse, informando que serão liberados recursos para a construção de mais quatro barragens no Estado.
A governadora, juntamente com o ministro, descerrou uma placa alusiva à obra de desvio do curso do arroio, que se constitui na etapa mais importante da construção da barragem. O ato foi marcado por queima de fogos de artifício e acompanhado por dezenas de funcionários da construtora Odebrecht, responsável pela construção da barragem, vindos das mais diversas regiões do Brasil.
(Governo do RS, 28/04/2010)