As obras da barragem do Arroio Taquarembó, em Dom Pedrito, que permitirão irrigar plantações e garantir o abastecimento de água na Metade Sul do Estado, avançaram mais uma etapa nesta quarta-feira (28), com o desvio do leito do arroio. A mudança de curso, dando início à fase mais importante da construção, foi acompanhada pela governadora Yeda Crusius e pelo ministro da Integração Nacional, João Santana Filho. "Esta obra transforma o Rio Grande do Sul pela qualidade e significado que terá de perenizar, junto com a barragem de Jaguari, o rio Santa Maria", disse a governadora. As duas barragens constituem o maior investimento em recursos hídricos no Estado, no valor de R$ 80 milhões.
Conforme destacou Yeda Crusius, as barragens permitirão o controle das águas, irrigando lavouras e trazendo abastecimento de água à população: "É um sonho de gerações que o Governo está podendo materializar em uma obra que aponta para um futuro mais estável e desenvolvido. Pode até haver seca, mas não faltará água." Com o desvio do Arroio Taquarembó, foram abertos dois canais, o que permitirá a passagem de 875 metros cúbicos de água por segundo. A barragem garantirá o abastecimento da população dos principais municípios da região da Campanha, além de ter capacidade para irrigar 35 mil hectares de lavouras.
O investimento chega a R$ 59,8 milhões. Com quase metade da obra concluída, o desvio deverá assegurar o término da barragem até o final deste ano. Será a segunda maior barragem em capacidade de irrigação no Estado e vai diversificar as culturas de cerca de 200 propriedades em Dom Pedrito, Lavras do Sul e Rosário do Sul.
De acordo com o secretário da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, serão gerados 6 mil empregos diretos e indiretos depois da instalação, a partir do plano de produção elaborado pela Secretaria. A área plantada de arroz será aumentada com garantia de 100% de irrigação. Também haverá redução de custos para os produtores, possibilitando ainda o plantio de outras culturas. A barragem também controlará as cheias do arroio e aquecerá as demandas no setor comercial e de contratação de mão-de-obra. Serão 12,4 quilômetros quadrados de área inundada, podendo acumular 116 milhões de metros cúbicos de água.
Barragem de Taquarembó
Abrangência Dom Pedrito, Lavras do Sul e Rosário do Sul
Localização Sub-bacia do Arroio Taquarembó, na bacia hidrográfica do rio Santa Maria Área de drenagem 62.267 hectares
Volume acumulado 155 milhões de metros cúbicos
Área beneficiada 35 mil hectares
Benefícios Controle das cheias e abastecimento da população de Dom Pedrito
(Governo do RS, 28/04/2010)