O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) autorizará, excepcionalmente, a circulação de caminhões com carga de 4,6 metros de largura, entre os dias 27 de abril e 27 de maio, no trecho entre Torres e Capão da Canoa da ERS-389 (Estrada do Mar).
Nos 30 dias, será transportado o material para construção das formas para elaboração das bases de sustentação das torres do novo parque eólico a ser instalado em Tramandaí até o final de 2010. O material virá da Alemanha, por via marítima, em direção ao Porto de Imbituba (SC), seguirá por via rodoviária até Gravataí, para os acabamentos finais, para então ser levado até Tramandaí.
Em virtude das obras na BR-101, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) descartou a possibilidade de utilização do trecho de Torres até Morro Alto nesta primeira etapa. A expectativa é de que a próxima carga, que está prevista para chegar no Brasil em 120 dias, possa circular pela BR-101, quando provavelmente já estará liberada.
O transporte das peças destinadas ao parque eólico será acompanhado por escoltas particulares e supervisionadas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). Durante o período em que ocorrerem as viagens, o fluxo estará lento no sentido do deslocamento do veículo transportador visto que não será permitida a ultrapassagem. Ao todo, são dez caminhões que farão o frete. Oportunamente, o Daer informará o cronograma com os dias e horários específicos, ocasião em que o Departamento recomendará que o tráfego ocorra pela BR-101.
(JC-RS, 27/04/2010)