Os moradores das ilhas Grande dos Marinheiros e do Pavão, no bairro Arquipélago, estão em alerta. A chuva que atinge a região Metropolitana de Porto Alegre desde o final de semana provocou o transbordamento de banhados e a água começou a invadir as moradias. Os acessos às casas também estão enlameados e, em alguns pontos, apresentam acúmulo de água.
"Estamos usando as bicicletas e as carroças para escapar dos atoleiros", revelou a recicladora Eliane Santarém, 43, lembrando que, a contar de maio do ano passado, as enchentes foram frequentes na Ilha Grande dos Marinheiros.
Na Ilha do Pavão, a situação é igualmente preocupante. Os moradores da rua A enfrentam dificuldade de deslocamento, pois, além da água acumulada da chuva, há ainda o vazamento de tubulações que se romperam. "O acúmulo de barro é constante e quando chove fica ainda pior", relatou a recicladora Daiana Figueiró Castro, 25. O maior temor, porém, envolve a movimentação das cobras e dos ratos na direção dos casebres. "Também há infestação de ratos, baratas e lacraias, que fogem das áreas alagadas", afirmou a recicladora Kátia Raquel do Couto, 33. As duas mulheres, porém, enfrentam as cheias dentro de casa, com a água batendo nos joelhos. "Se sairmos, os ladrões aparecem", lamentou Daiana.
O coordenador da Defesa Civil da Capital, Léo Bulling, afasta o risco de enchente nas ilhas localizadas no Delta do Jacuí. "As previsões são de trégua das chuvas e de chegada do frio", assegurou.
(Correio do Povo, 27/04/2010)