A Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), oferece, de hoje, 26, a quarta-feira, 28, formação sobre a cultura indígena. A atividade atende à lei 11.645/2008, que inclui as temáticas indígena e afro-brasileira no currículo escolar.
Nos encontros, divididos entre as regiões da Rede Municipal de Ensino, hé apresentado e comentado o livro-CD “Yvý Poty,Yva’á – Flores e Frutos da Terra”, que compõe um kit de materiais sobre a cultura indígena, doado para o acervo das bibliotecas das escolas municipais.
O livro-CD registra uma amostra dos kyringué mboraí, cantos tradicionais interpretados por grupos de canto e dança Mbiá-Guarani de Porto Alegre e regiões limítrofes. Além disso, resulta da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos Musicais do Programa de Pós Graduação em Música da Ufrgs, com a participação de colaboradores indígenas e financiada com recursos do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, do IPHAN/Ministério da Cultura.
Abertura hoje - Hoje, 26, a partir das 19h, acontece a sessão de abertura na sala Paulo Kiraly da escola técnica estadual Parobé (avenida José Loureiro da Silva, 945), com a exibição do vídeo “Duas Aldeias, uma Caminhada”, realizado por jovens Mbyá-Guarani. Está prevista também uma apresentação sobre a Política de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e o Inventário Cultural Comunidade Mbyá-Guarani – sob responsabilidade de Beatriz Muniz Freire, historiadora do IPHAN no RS/Área de Patrimônio Imaterial.
Os encontros contarão com a apresentação do Grupo de Cantos e Danças Tradicionais da Comunidade Guarani do Cantagalo, além de uma mesa de debates com a presença da etnomusicóloga Marília Stein (UFPel) e do educador e maestro mbyá-guarani Vherá Poty. A mediação ficará a cargo do cientista social Luiz Fernando C. Fagundes, do Núcleo de Políticas Públicas para Povos Indígenas da SMDHSU.
O objetivo desta formação é propiciar aos professores a experiência de contato e diálogo com a cultura indígena presente em nossa cidade, demonstrando a possibilidade concreta de articulação do trabalho pedagógico em educação ambiental, relações étnicas, línguas, música e outras artes, integrando as diversas áreas do conhecimento.
Programação Regional:
27/04 (terça-feira)
- REGIÃO SUL: Das 9h às 11h45
Local: Anfiteatro da EEEM Padre Reus
Endereço: Otto Niemeyer, 650 – Bairro Tristeza
- REGIÃO OESTE: Das 13h30 às 16h45
Local: Auditório da EMEM Emílio Meyer
Endereço: Avenida Niterói, 472 – Bairro Glória
28/04 (quarta-feira)
- REGIÃO NORTE: Das 9h às 11h45
Local: EMEB Liberato Salzano V. da Cunha
Endereço: Rua Xavier de Carvalho, 274 – Bairro Sarandi
- REGIÃO LESTE: Das 13h30 às 16h45
Local: EMEB Heitor Villa-Lobos
Endereço: Avenida Santo Dias da Silva, s/nº – Bairro Lomba do Pinheiro
Para EJA:
Dia 28/04 (quarta-feira) – 19 horas
A atividade acontece no CMET Paulo Freire (rua Jerônimo Coelho, 254, Centro)
(Prefeitura de Porto Alegre, 26/04/2010)