A presidente da Fepam, Regina Telli, expõe, nesta quarta-feira (28), a política de mudanças climáticas do governo do Rio Grande do Sul, englobando o Projeto Ar, Clima e Energia que está sendo executado no Estado com apoio financeiro e técnico do governo francês. A apresentação ocorrerá às 10h00, no seminário “A Abordagem Territorial de Mudanças Climáticas e da Qualidade do Ar”, que se realiza no Parque Anhembi, em São Paulo.
O Projeto Ar, Clima e Energia – PACE - é uma adaptação do modelo francês criado pela consultoria Grenelle de l’Environnement para a Agência de Meio Ambiente e Gestão de Energia Francesa – ADEME, prevendo a integração da gestão da energia e da redução das emissões de gases de efeito estuda (GEE) nos planos tradicionais de gestão da qualidade do ar.
O objetivo é a integração da gestão da energia e da redução das emissões de gases de efeito estufa nos planos tradicionais de gestão da qualidade do ar, mediante visão e desenvolvimento organizado de energias renováveis no Estado, com apoio financeiro da Direction Générale du Trésor et Économique, da ADEME, do Governo francês e do Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e Fepam.
A implementação ocorre em três fases, sendo que a Fase I prevê a elaboração do Plano de Gestão da Qualidade do Ar, que já está em andamento, através de uma auditagem da rede de monitoramento, estudo de otimização, plano de treinamento de pessoal e troca de experiência, através de um planto estratégico de redução da poluição atmosférica e melhorias na qualidade do ar.
Na Fase II será realizado o diagnóstico das emissões de gases de efeito estufa do território gaúcho com a conseqüente proposição de ações estratégicas visando a redução dos gases de efeito estufa mediante o balanço energético do Estado. Na Fase III está prevista a integração possível do Plano Ar, Clima e Energia às políticas públicas de desenvolvimento, com plano de comunicação em nível territorial. O plano gaúcho é piloto e poderá ser adotado como modelo pelos demais Estados brasileiros
(Sema, 26/04/2010)