A ThyssenKrupp Elevadores conquistou a certificação da ISO 14001, norma que estabelece as diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental dentro da empresa. A certificação foi concedida pelo BSI (Britishi Standards Institution), órgão inglês e referência mundial em processos de normatização.
A empresa é a primeira no Brasil do setor de elevadores a obter a ISO 14001, fato que demonstra a preocupação da ThyssenKrupp Elevadores com processos internos de qualidade e de preservação do meio ambiente. A empresa já possui a certificação ISO 9001 (gestão de qualidade) na qual foi recertificada agora junto com a ISO 14001.
Na área de gestão ambiental, a empresa já adotava várias iniciativas na Matriz de Guaíba, Rio Grande do Sul, onde fica a planta industrial, responsável pela fabricação de elevadores, e a área administrativa da empresa. Entre elas, coleta seletiva de lixo, implantado há 15 anos, e a destinação adequada de todos os resíduos originários do processo de produção (resíduos sólidos e efluentes líquidos).
No processo de certificação, a empresa deu um passo além, pois a norma determina uma avaliação criteriosa de todos os aspectos que integram a rotina da empresa e o impacto de cada um no meio ambiente. Desde o simples ato de tomar um cafezinho até procedimentos com o público externo, como os prestadores de serviços, foram avaliados.
“Em seguida, tivemos que rever alguns conceitos, ou seja, não é apenas uma ação paliativa, mas sim, de avaliação sobre o impacto ao meio ambiente e como reverter esta questão”, atesta José Ramiro, gerente da Divisão de Garantia da Qualidade da ThyssenKrupp Elevadores e coordenador do processo de implantação da ISO 14001.
O engajamento dos colaboradores foi fundamental para o processo que foi todo realizado em um prazo recorde de seis meses. “É, sem dúvida, um grande diferencial da companhia e que teve um impacto muito positivo no resultado final de todo o processo”, avalia Ramiro.
Agora, a empresa se prepara para iniciar o processo de certificação na ISO 14001 nas filiais de todo o Brasil. Em um futuro breve, a meta é obter a certificação OHSAS 18001 em sistemas de gestão de saúde e segurança. “Nosso objetivo é avançar cada vez mais em busca de qualidade nos processos da companhia”, finaliza o gerente da ThyssenKrupp Elevadores.
(Texto encaminhado por e-mail ao Ambiente JÁ, 23/04/2010)