Foi instalada ontem, na Câmara Municipal de Porto Alegre, comissão especial para tratar da regulamentação da Lei das Carroças, de autoria do vereador Sebastião Melo (PMDB). O grupo, formado por vereadores, ONGs, Ministério Público e Brigada Militar, se reuniu pela primeira vez para avaliar a aplicação da lei - aprovada pela Câmara e sancionada pelo Executivo em setembro de 2008.
Problemas como lentidão de trânsito e maus-tratos aos cavalos são temas que devem mobilizar a comissão. "Queremos estabelecer uma política de redução de carroceiros e de bem-estar aos animais", explicou o vereador Beto Moesch (PP). A ação busca ainda definir um local para o tratamento dos animais.
"O tema precisa de atenção especial, para que não ocorra em Porto Alegre o que aconteceu em Salvador, quando cavalos de rua tornaram-se um problema", relatou a representante da ONG Chicote Nunca Mais, Fair Soares. Relatou que existem animais em Porto Alegre que chegam a trabalhar durante todo o dia, sem descanso. Muitos são leiloados e depois retornam às ruas.
Segundo a EPTC, está sendo feito o mapeamento das principais rotas de carroceiros e carrinheiros e dos locais de maior incidência de acidentes. A prefeitura busca solução para dar destino a mais de 5 mil cavalos e assinar convênio com a organização não governamental Animais de Tração, que assumiria o trato e a destinação dos equinos.
(Correio do Povo, 23/04/2010)