Parece inacreditável, mas é a mais pura verdade. Essa semana o IBAMA apreendeu, no Pará, 1 tonelada de barbatana de tubarão e que seria exportada para o Japão. Essa carga foi avaliada pelo IBAMA em 30 mil reais e a exportadora foi multada em 52 mil reais. O conteúdo apreendido já estava congelado e a bordo de um contêiner prontinho para atingir o mercado japonês.
É expressamente proibida a captura do tubarão para a retirada da barbatana e descarte do animal no mar. Com isso os pescadores acabam não somente desperdiçando a carne, como também conseguindo um maior espaço para armazenamento no frigorífico a bordo e assim capturando um número cada vez maior de animais, os quais muitos estão ameaçados.
Das 64 espécies conhecidas, 32% estão ameaçadas de extinção. A conclusão é do Grupo Especializado em Tubarões da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês) que aponta a pesca excessiva como principal ameaça.
Os pesquisadores ressaltaram que os tubarões são “profundamente vulneráveis” à pesca porque levam muitos anos para que várias espécies atinjam a maturidade e há relativamente poucos animais jovens. Quando se pesca um, a reprodução fica ameaçada e o fim da espécie se aproxima.
(Greenpeace Brasil, 22/04/2010)