Buscando uma maior eficiência do serviço prisional, o Estado do Rio Grande do Sul, através das Secretarias do Meio Ambiente e da Segurança Pública, firmaram, nesta segunda-feira (19), o convênio “Albergues Novo Paradigma”.
O convênio tem a interveniência da Fundação Zoobotânica do RS e Superintendência de Serviços Penitenciários e visa priorizar a ressocialização e reintegração do apenado ao convívio social e familiar, com ações envolvendo o plantio de mudas e ajardinamento.
Caberá à Sema viabilizar a doação de mudas de árvores nativas para recuperação da mata ciliar e de plantas ornamentais para ajardinamento em albergues e presídios. A FZB terá como responsabilidade disponibilizar técnicos do Jardim Botânico de Porto Alegre para elaborar projetos de recuperação de mata ciliar e ajardinamento, em albergues e presídios, bem como a capacitação dos apenados dos albergues para atenderem a execução e manutenção das áreas. Neste contexto serão utilizadas as instalações da Fundação, em Porto Alegre e a área do Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul.
A Susepe terá que disponibilizar os locais adequados para o ajardinamento e os materiais e equipamentos necessários para a execução das atividades que trata este convênio, que tem prazo de doze meses, a contar da data da assinatura.
O ato contou com a presença da governadora Yeda Crusius, da secretária de Governo, Ana Maria Pellini, do Secretário de Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte, do Secretário do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, do Superintendente da Susepe, Mário Santa Maria Junior e da Direção da FZB/RS, Ernani Ruschel Filho, presidente; Artur José de Lemos Junior, diretor administrativo-financeiro e Raquel Scalabrini, diretora do Jardim Botânico.
(Sema, 19/04/2010)