O secretário estadual do Meio Ambiente em exercício, Giancarlo Tusi Pinto, assinou termo de repasse de equipamentos de apoio a ações e projetos voltados à educação e gestão ambiental com oito prefeituras e comitês de bacias hidrográficas. No total, 70 projetos de comitês de bacias, ONGs ambientalistas e municípios serão contemplados, a partir do dia 15 de maio, com kits contendo um notebook, uma máquina fotográfica digital, um aparelho GPS, um projetor e um telão.
Os agraciados comprometeram-se com o governo do Estado, através da Sema, a receberem o material na forma de Cessão de Uso. O ato, realizado na manhã de sexta-feira (16), na sede da secretaria, reuniu prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente, vereadores, presidentes de comitês de bacias e o deputado estadual Berfran Rosado, ex-titular da pasta até o último dia 1º.
Giancarlo afirmou que com a iniciativa a Sema dá mais um passo na busca da valorização de municípios e entidades que desenvolvem projetos e ações de preservação do meio ambiente. O secretário também ressaltou ações e programas que a Sema vem desenvolvendo como o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga-RS), implantado pelo governo do Estado, por meio da Sema, com o objetivo de descentralizar a gestão ambiental.
Berfran, por sua vez, explicou que por intermédio de uma emenda parlamentar de sua autoria, que destinou R$ 650 mil para a área do meio ambiente, complementada por outra emenda do deputado Paulo Odone, de R$ 50 mil, será possível a compra dos kits. ¿Durante nossa gestão trabalhamos muito pela educação ambiental. Por isso, a destinação de recursos para a área e a criação de projetos, que contaram com o apoio da governadora Yeda Crusius¿, afirmou Berfran.
(Fepam, 19/04/2010)