Grupo produz primeira embalagem da América Latina com plástico 30% derivado de cana
O grupo Vonpar, fabricante da Coca-Cola, iniciou ontem, em Porto Alegre, de forma pioneira na América Latina, a produção de garrafas PET com 30% de insumo proveniente da cana-de-açúcar em sua composição. Com isso, o Brasil torna-se o quinto país no mundo a fabricar esse tipo de embalagem, batizada de PlantBottle. Recentemente, Dinamarca, Canadá, Estados Unidos e Japão começaram a produção.
A tecnologia foi desenvolvida pela Coca-Cola Company. A nova garrafa PET é fabricada a partir de uma mistura de 30% de monoetileno glicol (MEG), resina feita com o etanol, e 70% de ácido politereftálico (PTA), feito a partir do petróleo. É 100% reciclável.
Nas próximas semanas, franqueados da Coca-Cola em outras cinco cidades (Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife) começam a fabricar as PlantBottles. A estimativa é que a produção dessas garrafas resulte, este ano, na economia de 5 mil barris de petróleo, o equivalente ao consumo de eletricidade de 230 residências no período. No Rio Grande do Sul, a nova embalagem será lançada inicialmente na versão 600 ml, que corresponde a 12% das garrafas PET produzidas pela empresa no Estado.
A grande diferença entre a PET comum e a PlantBottle está no percurso da matéria-prima até sua transformação em garrafa. As embalagens convencionais têm origem na Ásia (veja quadro).
– Hoje, pagamos um pedágio que é mandar o etanol para a Ásia, mas é uma questão de tempo essa resina ser produzida aqui – afirma Paulo Villas, gerente de infraestrutura da Coca-Cola do Brasil.
A Vonpar faturou R$ 1,6 bilhão em 2009 e espera crescer 10% este ano.
(Zero Hora, 16/04/2010)