A Vonpar Bebidas começou ontem a produzir as novas garrafas plantbottle de Coca-Cola de 600 ml, tornando Porto Alegre a primeira cidade na América Latina a adotar a embalagem ecológica. Ela reduz em até 25% as emissões de gases poluentes e são utilizados 30% dos insumos oriundos da cana-de-açúcar.
A partir de hoje, a embalagem deve ser encontrada no comércio de Porto Alegre e da região Metropolitana e até julho em outros municípios do Rio Grande do Sul. A meta é produzir 18 mil garrafas/hora. A troca integral das garrafas de plástico no país ocorrerá até 2014.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da Vonpar, Ricardo Vontobel, o grande benefício é a preservação ambiental. "A empresa sempre trabalhou focada no futuro. Nada mais justo do que desenvolver maneiras de beneficiar às futuras gerações", afirmou.
De acordo com a governadora Yeda Crusius, a iniciativa conta com a aprovação dos governos por estimular o comércio interno. "O critério da sustentabilidade é o guia dos serviços das grandes empresas. Temos de aproveitar o fato de que somos produtores da matéria-prima", afirmou. Para o diretor-geral da região Sul da Coca-Cola, Bruno Pietracci, a embalagem ecológica é reflexo da política mundial da empresa baseada nos três "R": reciclar, reduzir e reutilizar. "Fazemos nossa parte, permitindo a reciclagem das garrafas e diminuindo a emissão de gases", disse.
O objetivo da empresa com a tecnologia plantbottle é reduzir a dependência em relação aos recursos não renováveis, como o petróleo. Depois de Porto Alegre, as embalagens serão comercializadas no Rio, em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Recife. Segundo levantamento da Coca-Cola, a expectativa, com a produção da nova garrafa, é evitar a utilização de mais de 5 mil barris de petróleo.
(Correio do Povo, 16/04/2010)